quinta-feira, 14 de julho de 2011

Brincando com rimas (1)


(O que me deixa feliz?)

01- Ter em quem confiar
fazer meu neto ninar
doces para beliscar

02- Falar com vocês na net;
mascar um bom chiclete;
Não cair do patinete.

03- Tentar montar uma rima,
De manhã, abrir a cortina,
encontrar você na minha retina.

04- Ver o dia amanhecer,
andar descalço e não adoecer,
dar aulas sem me aborrecer.

05- Matar a saudade,
esquecer a idade,
caminhar pela cidade.

06- Apreciar um beija-flor,
enrolar-me num cobertor,
adormecer no ombro do meu amor.

07- Brincar para me divertir,
de forma sadia, sem ferir,
aceitar a rima sem fugir
respondendo a Neide e ao Moacir.

08- Caminhar descalça na areia,
mergulhar como uma sereia,
descobrir que não é feia,

e que além de poetizar, proseia.

09- Tirar um cochilo no sofá,
Beliscar o bolo de fubá,
com suco de maracujá.

10- Tomar banho de mangueira,
Sentar em volta da fogueira,
participar de uma brincadeira.

11- Aproveitar a festa junina,
correr até a esquina,
ir à barraca ou  cantina,
com aquele jeito de menina.

12- Tomar um café bem quentinho,
acompanhado de um carinho,
seguir abraçado pelo caminho.

13- Tirar o pó da mobília,
Almoçar com a família,
mandar carta para Cecília,
que mora lá em Brasília.

14- Escrever mais um poema,
ir com o "love" ao cinema,
esquecer qualquer problema,
pois a culpa é do sistema.

15- Relembrar tempos passados,
ver fotos com o namorado,
Se divertir um bocado,
sem pensar que é pecado.

16- Deixar o carro e sair a pé
proteger-se do sol com boné,
saborear um bom café,
não dispensar um picolé.
Tudo isso é muito bom, não é?

17- Fico muito agradecida,
a brincadeira tá divertida,
e por que não, a preferida?
Vamos dar sentido à vida,
Sem peso nem medida.

18- Aguardar o fim de semana,
para sair da agitação urbana,
chamar os filhos e a mana
e procurar uma choupana,
ou até mesmo uma cabana,
participar de uma gincana,
na colheita da banana,
tomar caldo de cana,
oferecido pela Joana.
Será um dia bem bacana!

19- Colocar a leitura em dia,
viajar nas letras, que alegria!
descobrindo sua magia,
é uma ótima companhia

20- Ser amiga é uma missão
sem nenhuma contradição
saber ouvir com atençaõ
e falar com satisfação
se necessário, dizer não!
Dependendo da questão
tudo tem sua solução.


21- Ganhar um presente inesperado,
andar sempre abraçado,
receber um beijo apaixonado
daquele príncipe encantado.

22- Desligar a campainha,
Tomar sopa na tigelinha,
depois arrumar a cozinha
e vir à net à noitinha,
Passear pelo blog da Dequinha
sem esquecer o da Clecinha
que também está uma gracinha!
Responder aos tópicos agorinha,
brincar que é uma rainha,
Só não pode sair da linha!

23- Mudar a cor dos cabelos,
pôr um adorno nos tornozelos,
rever a coleção de selos,
esquecer-se dos pesadelos.

24- De manhã acordar com uma fome danada,
mas primeiro fazer aquela caminhada,
depois, o café da manhã sem esquecer-se de nada,
no almoço vai bem uma feijoada,
e como bebida uma limonada,
há quem prefira macarronada,
acompanhada de uma gelada.
À tarde, um chazinho com torrada,
à noite, um jantar mais leve com salada,
Reunir os amigos numa noitada,
e aproveitar bem a balada.
Será que eu aguento essa jornada.

25- Encontrar a resposta certa,
manter a porta do coração aberta,
Cada dia fazer uma nova descoberta
que me deixe mais experiente e esperta.

26- Ser voluntária de trabalhos sociais
Ajudando àqueles que precisam mais,
Estar atento à saúde dos pais,
Zelar pela amizade das pessoas especiais.
Estarei sendo exigente demais?

27- Deixar uma lágrima rolar,
para que o brilho no olhar
reflita a agitação do mar
e a nostalgia do luar.

28- De manhã, ouvir o rouxinol,
assistir ao nascer do sol,
no jardim, colher um girassol,
no frio, usar o cachecol.

29- Receber uma carta carinhosa,
acompanhada de um botão de rosa,
ser chamada de maravilhosa,
deixar a família toda curiosa,
criando uma situação misteriosa
e até um pouco embaraçosa.


30- Ouvir músicas de viola,
usar brincos de argola,
sair na rua de camisola.
Será que vão me dar bola?

31- Esquecer a idade,
Viver com autenticidade
Buscando a felicidade,
Cuidado com a ansiedade!


32- Contar e ouvir piadas durante uma feijoada
e ao som das risadas e da gargalhada
brincar de contos de fada,
só que nos degraus das escada
a princesa tropeçou, caiu e ficou estirada.
Esse negócio de sangue azul não tá com nada.

33- Ter a alma de criança,
participar de uma dança,
ser digna de confiança,
estar em sua lembrança,
e nunca pensar em vingança.

34- Brincar com o Gabriel,
dividir com ele um pastel,
adoçar seu chá com mel,
colocar sua foto no painel,
escrever o nome em um papel,
ler, para ele, literatura de cordel.


35- Ser um membro da família Simpsons,
ganhar uma caixa de bonbons,
tingir o cabelo em vários tons,
descobrir quais os meus dons.


36- Está na alma a beleza
digo isso com clareza
pois a minha natureza
não conhece o que é frieza
manda pra lá a tristeza
e mantém a fortaleza.


37- Enumerar o que me faz feliz,
Observar o que o pessoal diz,
Reconhecer que sou uma aprendiz,
que transmite o que sabe com um giz,
um quadro-negro, com a garra de uma atriz.


38- Na segunda, organizar o esquema,
Na terça, iniciar com fonema,
Na quarta, explicar o morfema,
Na quinta, trabalhar o lexema,
Na sexta, avaliar sem problema,
No sábado, curtir um cinema,
No domingo, visitar Ipanema.
Depois repensar a semana sem dilema.

39- Onde está a felicidade?
A família, sua prioridade,
ter sua cara-metade,
possuir amigos de verdade,
não esquecer a caridade
ser otimista na dificuldade,
não ter medo da idade,
trabalhar com vontade,
caminhar pela cidade
buscar na vida a sua qualidade.

40- No final do dia, uma massagem
para nos restituir a coragem,
pois, se entregar é bobagem.
hoje, essa é minha mensagem.

41- De olhos fechados de emoção
dar um beijo no gavião
e esperar a sua reação:
ele irá me atacar ou não?

42- Brincar de faz-de-conta,
mesmo que eu pareça uma tonta,
que de vez em quando apronta,
a alguns diverte, a outros, desaponta.

43- Tentar montar mais uma rima,
pois a hora de nanar se aproxima,
vestir o pijama e entrar no clima,
sonhar que sou uma obra-prima,
hummm!! Isso até que me anima!

44- Esperar a Neide entrar
para o tópico andar
pois não o quero monopolizar....

45- Dar um beijo de boa noite nos filhos,
Dizer que Danilo e Patrícia são meus brilhos,
e que gosto de usá-los em rimas ou trocadilhos.

46- Ver a eclipse da lua e marte,
Ir è exposição de obras de arte,
Encontrar amigos em toda parte.

47- Eu me sinto bem
Quando faço feliz alguém,
quando eu chamo e você vem,
quando o mal perde para o bem,
quando ganho um beijo do nenem,
e os anjos dizem amém!

48- Pensar numa rima exata
mesmo que seja caricata.
Estarei sendo uma chata.

49- Ver um sorriso no seu rosto,
e ver que está bem disposto,
que realizou o que foi proposto
durante o mês de agosto.
Só falta o dim-dim do imposto
cuja demora deixa você indisposto.

50- Desejar a uma amiga um feliz aniversário,
Ler o post no blog e deixar um comentário,
sem esquecer de caprichar no vocabulário,
Dar uma organizada no armário,
Observar os peixinhos no aquário,
Poder comprar tudo o que é necessário,
Atear fogo naquele monte de diário (rss)
Se isso não der certo, faço tudo ao contrário.

51- Colaborar em um trabalho social da igreja,
independente de qual função que seja
agradecer ao Criador e pedir que me proteja,
fazendo de mim um instrumento do que Ele me planeja.

52- Homenagear o professor
não deixar de dar valor
pois ele é merecedor
Está sempre ao seu dispor
Ensinando com amor.

53- Eu seria mais feliz, se:
Eu fosse uma eterna menina,
Mas não tivesse que tomar vacina,
O Marcos largasse da nicotina
e aproveitasse melhor a sua rotina,
me ajudando mais na faxina.
Na escola, houvesse menos indisciplina,
Pudesse passear à meia-noite pela esquina,
Aquela amiga falsa fosse para a guilhotina
e parasse de tornar o mundo alheio, uma ruína.

54- Quem não fica feliz quando:
Está diante de um feriado,
poder descansar um bocado,
esquecer o horário e o fardo,
e se sentir um ser felizardo.

55-
Quer ser feliz, criatura?
Esteja aberta para aventura,
saia da rua da amargura,
deixe fluir a loucura,
ignore a censura.
Não é mesmo uma gostosura?

                                                  56- Ser feliz é também:
Encontrar-se no armazém,
e brincar de vaivém,
ser a sua refém,
ser chamada de neném
por você e mais ninguém.
Que os anjos digam amém.

57-Elementos fundamentais:
Almoçar com os meus pais;
Abraçar meus filhos cada vez mais;
Ser musa de um poema, é demais!;
Ter no coração pessoas especiais;
Aceitar que elas não são iguais;
Podem ser as reais ou as virtuais.
Ler boas novas nos jornais;
Cuidar, com carinho, dos animais;
sonhar que este planeta está em paz,
e que somos todos, pessoas normais:
uma parcela racionais,
outra parte, sentimentais...
Mas todos muito legais.

58-Felicidade , ando à tua procura!
Sinto-me numa clausura,
sem janela, nem fechadura,
Acompanhada pela tortura
de uma realidade muito dura
para qualquer criatura.
Para onde foi a doçura
dos dias cheios de ternura?

Talvez esteja com atadura
pra disfarçar a fratura
que o destino, numa travessura,
a conduziu à sepultura.

Hoje, sem brilho nem pintura
traço uma pergunta que perdura:
Essa dor, angústia, ou sua mistura
Algum dia, disso terei cura?

59-Ser feliz é estar consciente:
o Planeta está doente,
a cada dia mais quente,
precisa de cuidados urgente.
Vamos cuidar da semente,
pois nosso meio ambiente
deixou de ser sorridente
e tornou-se um ser carente
no meio de tanta gente
que finge estar contente
mas na verdade, mente
sofre e disfarça o que sente.
Isso não é nada inteligente!

60-Estar feliz é uma experiência divina:
a vida, muita coisa ainda ensina:
Mesmo aos 47, sentir-se menina,
Ser tatuada na sua retina,
Não respirar nicotina,
Saborear uma nectarina,
Ganhar um troféu de platina,
Sonhar que é dançarina,
Morar numa casa de esquina,
Fugir da poluição e da buzina,
Dormir à luz da lamparina,
Não precisar tomar vacina,
Caminhar pela colina,
Tirar foto na neblina,
Imitar uma bailarina,
Dar um mergulho na piscina,
Comer lanches na cantina,
Participar de festa julina,
Andar no barro de botina,
Ser inquieta e traquina.
Para onde foi a disciplina
desta anti-heroína?

                                                      61-Felicidade é:
andar a pé,
Ter muita fé,
Imitar um chipanzé,
Saborear um café,
no calor, um picolé,
férias num chalé,
dormir com cafuné
e descansar até...
oleeeeeé!!!

62-Felicidade é Natal!
Que data excepcional!
ao invés de ser anual,
deveria ser semanal,
pois todo o pessoal
fica num alto astral,
agita o emocional,
capricha no visual,
de forma original.
A alegria é geral
com presentes e tal.
Não é um bom sinal?

63-Férias ou recesso?
Não importa o modo como é expresso
ambos fazem o mesmo sucesso
por isso eu me apresso
já garanto o meu ingresso
A papelada? eu as arremesso
para um cantinho de difícil acesso
"Tô aliviada, eu confesso" (rss)
É doloroso esse processo
de só cobranças em excesso.
Chega!! O professor está possesso
É proibida a palavra: regresso!

64-Esse tópico dá calafrio,
pois rimar é um desafio,
mas é divertido e sadio.
Tema quente ou frio
não sai daqui vazio,
eu faço e envio
às vezes meio tardio.
Se o tópico anda frio
penso num tema e me guio,
rascunho primeiro, depois copio
e espero a vaia ou o assovio.

                                                 65-Sempre me comovo
Para desejar ao povo
Um feliz Ano Novo!
2011-07-14

--   Zizi   --


Nenhum comentário: