sábado, 8 de junho de 2013

Línguas em português
Língua Portuguesa não representa apenas o nome de um idioma comum nos países lusófonos espalhados pelos continentes. É um rico e vasto patrimônio histórico-cultural  fragmentado por peculiaridades diversas em sua viva e dinâmica composição linguística. Desse modo, torna-se essencial um olhar mais amplo e reflexivo para uma melhor compreensão do processo que  permeia o uso desse poderoso instrumento comunicativo,  que já ocupa o quinto lugar entre as línguas mais faladas no mundo.
Levando em conta esses aspectos, surge esta proposta com o objetivo de apresentar as variações linguísticas como fenômenos naturais, observando as possíveis alterações que ocorrem durante um determinado tempo(diacronia), assim como as múltiplas formas de se utilizar a língua em um dado ponto do tempo (sincronia).  
Como justificativa para essa abordagem no ambiente escolar, convém destacar aos alunos a relevância em conhecer melhor a própria língua e, consequentemente,  valorizá-la e  apreciá-la sem fronteiras de tempo ou de espaço,  pois a falta de conhecimento acerca do assunto propicia visões distorcidas  de  superioridade ou inferioridade em alguma modalidade linguística adotada pelos membros de um grupo social.
A explanação do tema em sala de aula dar-se-á através da utilização dos recursos tecnológicos disponíveis no ambiente escolar, com indicações de vários  links  que direcionam aos gêneros textuais, que incluem:   vídeos com documentários, entrevistas,  poemas, textos,  músicas, filmes, imagens, charges, textos publicitários.

A proposta de atividade é pertinente para o 1º ano do Ensino Médio, uma turma com 40 alunos, divididos em nove grupos. Cada grupo ficará responsável para apresentar oralmente um sub-tema (descritos a seguir) relacionado à Língua Portuguesa e sua variedade linguística no Brasil e no mundo, fazendo uso de recursos digitais (computador, data Show, vídeos,etc) durante a  sua exposição.  A duração da atividade  é de, aproximadamente, quatro aulas.


Nenhum comentário: