sábado, 16 de julho de 2011

 TEXTOS COSTURADOS
Criações de textos a partir de três palavras:


  1. SALSICHA - ARREPIO – TOALHA
Lembrei-me de que não preciso ir tão longe para me divertir, pois é relativo esse conceito de diversão, é melhor gastar menos com viagem e dar prioridade à alimentação. Decidi, então,  procurar o melhor restaurante da cidade e lá fazer uma viagem gastronômica. Enfim....todas aquelas entradas e acompanhamentos com bebidas especiais que habitavam os meus livros na estante, agora fariam parte de uma outra dimensão: a real. Esperar, para quê? O ímpeto foi maior do que a prudência e num estalar de dedos lá estava eu muito bem acomodada em uma confortável cadeira de um  dos melhores restaurantes da cidade com o menu diante dos olhos e a boca cheia de água. Olhei a rua através do vidro e deparei-me com um olhar curioso que me fitava enquanto devorava seu pão com SALSICHA. Era um ser estranho: tinha os cabelos despenteados, a barba por fazer, roupas sujas e esfarrapadas, mas trazia no pescoço correntes que brilhavam como ouro, anéis nos dedos e uma pulseira muito bonita. Todos aqueles adornos seriam jóias de verdade? E se fossem, como as conseguira? Seria um ladrão, um pobre mendigo ou talvez alguém que me seguiu quando eu estava lá no cemitério? Todas essas dúvidas começaram a martelar na minha cabeça e consequentemente esse medo veio acompanhado de um ARREPIO,  pois ele continuava a me olhar de forma tão intensamente fixa que me tirou o apetite.  Comecei a suar. Levantei-me e procurei uma torneira para lavar o rosto e as mãos. Assim o fiz, porém  não encontrei uma TOALHA para enxugar-me. Isso não tinha importância,  precisava voltar e concluir o que eu havia programado, afinal estava disposta a pagar o preço que fosse por aquela comida e nada me faria mudar de idéia.

  1. CAMPONÊS – CIDADE – CARDÁPIO
Quer entender melhor o sentido literal de antítese? Convide um CAMPONÊS para um final de semana na CIDADE grande e ofereça-lhe um almoço cujo CARDÁPIO seja escolhido por alguém bem urbano (Pode ser você mesmo) O convidado terá dores de cabeça devido ao barulho imenso e a poluição típicos das grandes cidades e depois de saborear o melhor prato, ele terá uma indigestão: não está acostumado a comer agrotóxicos nem a tomar bebidas incrementada de conservantes. O campo lhe oferece uma vida mais simples, porém é compensador pela saúde adquirida.

  1. LUCIDEZ - GARGANTA – SOFISMA
Minha rouquidão entrou sem pedir licença, tomou posse da minha GARGANTA, sequestrou minha LUCIDEZ e me deixou a ver navios. Barquinho que vai...barquinho que volta....se tudo que vai, volta, então estou à espera da minha voz... Enquanto sonho e "ressonho", vou tentando construir um SOFISMA para compreender certos tropeços de forma mais lógica, embora vagando no subjetivismo...

4.      WEB CAM  -  UVA  -  BRONZEADOR
Ela ligou sua WEB CAM e queria mostrar-se sexy para o namorado virtual. Pensou em comer algo, mas não queria passar uma idéia de gula, isso jamais!! Catou uma UVA do cacho e a mordeu delicadamente, ajeitou o decote da blusa e deixou à mostra a cor de caramelo, aquele BRONZEADOR enfim cumpriu o seu papel. . Mas, cadê o dito cujo? Será que navegava em outras ondas? Foram horas em vão..
                    

  1. NATAL   -  CRIANÇA  -   RUA
Época de NATAL: em algumas casas crianças sorriem satisfeitas exibindo seus novos brinquedos, roupas...em contrapartida aquela CRIANÇA de RUA observa calada, talvez em sonhos aquela cena aconteça com ela, algum dia...

6.      TRICÔ  -  SALETA  - MICROFONE
            Imagino-me daqui a 30 anos, eu sentadinha numa cadeira de balanço, óculos de gatinho, fazendo o meu TRICÔ na SALETA, reclamando das dores e com voz rouca para o meu netinho Gabriel que, finge que me escuta, enquanto está com o fone de ouvido e o MICROFONE, navegando e interagindo no mundo virtual, hehe!

7.      NATAL  -  SAMBA – CHULÉ
Foi na época do NATAL passado, eu sofrendo para acompanhar os passos do professor de dança, dura feito rocha e ele todo cheio de jingado, parecia que o SAMBA estava na sua alma pela leveza dos movimentos, o brilho no olhar e o sorriso constante. Atrevi-me a tirar o sapato para tentar deslizar no piso feito ele, porém uma surpresa desagradável veio cortar a minha empolgação: subiu e se espalhou pelo salão um cheirinho ruinzinho, era o meu CHULÉ se manifestando, marcando sua presença.

8.      COSTURANDO - TECLADO – RETRATO
Estava aqui COSTURANDO os micro-textos na comunidade, de repente meu TECLADO emperrou, não ia nem com reza brava. Eu ainda nem havia terminado de escrever, faltava ainda incluir a última palavra deixada pela amiga. O que fazer? Eu não queria perder o que já começara. Insisti, reiniciei o pc e nada. Perdi a paciência, arranquei o teclado e o joguei. Infelizmente ele bateu em um RETRATO na parede e o quebrou. Agora nem teclado, nem retrato. Preciso controlar a minha fúria.

9.      LÊNDEA - SOLETRANDO – PORÃO
"Uma balinha, profe", uma voz vem da rua e mais uma aquelas mãzinhas vem ao meu encontro e deposita um doce no meu bolso, no momento em que estou colocando o lixo para fora. . Olho-a carinhosamente e agradeço com um sorriso. Ela retribui, mas continua parada esperando algo. Já sei:Um beijo! curvo-me para alcançar o seu rosto e meus olhos, involuntariamente, se chocam com uns pontinhos brancos por sobre aqueles cabelos maltratados. Não pode ser!! E agora o que faço? Aquela LÊNDEA doidinha para povoar minha cabeça. Senti até uma coceira, aii!!. "E-S-P-E-R-E!!" Eu disse, meio SOLETRANDO, tentando de alguma forma fugir daquela situação" Esqueci de avisar, querida. Estive hoje limpando o PORÃO da minha casa e matei ratos e baratas e não tive tempo de tomar banho. Você não quer se contaminhar, não é?

10.  MACUMBA - CARNE-SECA – SACOLÉ
Numa sexta-feira resolvi juntar representantes de diversas religiões em minha casa. Não importava se fosse da MACUMBA, ou evangélicos, espíritas, católicos ou quaisquer outra para fazermos uma corrente pela paz mundial. Cheguei a pensar que não viriam, mas me enganei. Logo que anoiteceu a campainha não parava de anunciar. Eram tantos blém-blém-bléns que logo meu quintal parecia pequeno para a demanda. O mais engraçado é que todos trouxeram algo para comer e beber e assim tivemos uma variada mesa: desde CARNE-SECA, bolinho de chuva, farofa, sucos, salgadinhos, salada de repolho, SACOLÉ também não faltou (Ainda bem que alguém pensou nisso porque o calor estava insuportável) Dessa forma posso concluir que foi um encontro reflexivo e gostoso. Bem que o resto do mundo poderia seguir o nosso exemplo e unir as mãos formando uma unidade, derrubando assim as fronteiras da intolerância religiosa, afinal, o arco-íris é bonito devido a diversidade de cores que o forma.

11.  PROVA - DEPRESSÃO – MAÇÃ
Final de ano a cena se repete: vestibular, aquela PROVA que tira o sono de muitos jovens que almejam iniciar seus estudos superiores. A DEPRESSÃO pode surgir se alguém não atingir a pontuação suficiente e não ser o "bicho" da MAÇÃ, pois para os veteranos, os novatos têm uma recepção especial: ganham apelidos carinhosos e são pintados, uma forma diferente de homenagem.

12.  FÉRIAS - CHUVA – EXTERIOR
O tão esperado dezembro 2008 não correspondeu às expectativas, pois nos planos para as FÉRIAS não incluiam tanta CHUVA e ainda por cima, acompanhada de desabamentos nas estradas e fechamento dos aeroportos, impedindo-nos até de visitar os amigos do EXTERIOR. O jeito foi navegar e voar pelas ondas virtuais, hehe!

13.  RONDA -- PIRATA – CATARSE
Saí sem destino e sozinha. Nessa RONDA em busca do "sei-lá-o-que" veio-me uma idéia maluca: vestir-me de PIRATA, aventurar-me mar adentro, descobrir o tesouro, mergulhar nas águas salgadas... Quer CATARSE melhor?

14.  CENOURA -- GRAMÁTICA -- PANO DE CHÃO
Dia frio... O que fazer para esquentar principalmente à noite? Hummmm!! uma sopinha bem quentinha, colorida e pedaçuda: CENOURA, batata, vagem, mandioquinha, cheiro verde, ou então um bolo com chá. Nada mal para um horário desses: 22:43!! Mas já tenho as mãos ocupadas com essa GRAMÁTICA, esse livro de cabeceira que nos monopoliza tanto no trabalho quanto em casa. São dúvidas gramaticais e ortográficas que surgem nas correções, acordo ortográfico iminente, etc etc... Não há dúvidas de que é um mal necessário à nossa profissão. O estômago ronca, reclama do descaso, a gramática pesa, mas ainda não posso dispensá-la; viro uma barata tonta dando voltas sem círculo e acabo tropeçando no PANO DE CHÃO, o tombo é inevitável, fico irritada, jogo longe a gramática, mostro língua para o fogão, agora o joelho reclama e vira prioridade.

15.  CRU - ABAJUR – CHUCHU
Há alguns hábitos que circulam por aí que não pretendo seguir porque os considero estranhos demais e não quero entrar em em conflito com meus valores só para fazer média com fulano ou sicrano. Por exemplo: Comer peixe CRU. Só de pensar, um arrepio me percorre a espinha e a náusea vem em seguida. Outro: dormir no escuro. Se quiserem me ver em pânico, apague a luz à noite. Eu exijo que pelo menos tenha um ABAJUR no corredor para que eu possa me levantar à noite em segurança e me dirigir à cozinha (tomar água) ou ao banheiro. Cresci e o medo do escuro ainda habita em minha mente. Quanto à apelidos carinhosos, eu abomino o famoso CHUCHU. Chamar alguém disso é reduzi-lo a um legume aguado, sem graça, e verde (imaturo) Que tal lembrar que fomos registradas com um nome, escolhido carinhosamente pelos nossos pais e o máximo que poderíamos fazer era apelar para um diminutivo, não ironizando, mas um dando um toque carinhoso? Bem, apesar disso, prefiro ser chamada de Zizi hehehe!! Mariazinha ficaria esquisito..



16.  ONÇA -- PANÇA – ESPERANÇA
Que em 2008 as pessoas não se comportem como amigas da ONÇA, não exagerem na comida e bebida pois tais atitudes fazem mal à saúde e podem provocar uma PANÇA e que não permitam que ninguém nem nada destruam a ESPERANÇA contida nos nossos sonhos.

17.  BOCA - LIVRO – ESPANADOR
            Precisava encontrar aquele livro, já havia revirado quase todas as bibliotecas da cidade e nada! Lembrei-me, então daquela que fora inaugurada há pouco tempo ao lado da favela considerada a mais violenta das redondezas. Não tinha escolha, o jeito era encarar esse detalhe e concluir a minha pesquisa, pois eu tinha data para entregar o trabalho da faculdade. Chegando lá, tive que procurar um espaço adequado, pois o local estava lotado e devido a isso seria difícil conseguir o silêncio tão necessário para a minha concentração. Entretanto não houve nenhuma colaboração por parte dos jovens e das crianças presentes que não fechavam a BOCA por nada nesse mundo. E como se não bastasse o falatório e as risadas, eles retiravam cada LIVRO que tocavam e deixavam em qualquer lugar. Lancei-lhes um “psiuuu!” com um olhar reprovador e isso bastou para que um deles viesse até mim fazer uma ameaça caso eu persistisse em criticá-los. Procurei alguém responsável daquele estabelecimento público para que tomasse as devidas providências e fiz a minha queixa. Tamanha foi a minha surpresa ao ver o segurança retirar o ESPANADOR do armário e dizer alto e claro que iria enfiar aquele objeto na garganta do primeiro que falasse alto dentro da biblioteca. Fugi antes que sobrasse mais para mim.

18.  BARRIL -- ONDAS – JANELA
O Meu sonho era descer as cataratas do Niágara num BARRIL. Não sei se fui influenciada por um desenho que eu costumava assistir quando criança, mas a verdade era apenas uma: surfar nas ONDAS já não produzia mais aquela andrenalina suficiente e o meu frágil corpo pedia mais e mais. Ficava horas e horas na JANELA imaginando como seria aquele momento, caso o meu sonho se tornasse realidade. E adivinha o que aconteceu? Xiuuu!!! isso só será revelado num próximo capítulo......enquanto isso fica o suspense!

19.  MAMADEIRA - VASSOURA – ESCOVA
Gabriel já está com três anos, é um tourinho, pelo menos é o que dizem aqueles que ficam encantados com tanta graça e beleza. As pessoas nem fazem idéia quem seja a/o babá. Pois eu vou contar: nada mais, nada menos do que o avô coruja que se aposentou e decidiu curtir o neto 24 horas por dia. À noite, quando o bebê acorda, pede MAMADEIRA e lá vai ele todo contente fazer o leite do bezerrinho!! E não pára por aí: troca fraldas também nas frias madrugadas. De vez em quando sai às pressas para atender ao neto, esquece de acender a luz e tropeça na VASSOURA deixada pelo pequeno, ou então encontra uma ESCOVA de dentes dentro da lata do acúçar. Cada dia, uma arte nova daquele nenem travesso que transformou o avô em alguém que redescobriu o valor do sorriso e da própria vida. Era essa a bênção que ele precisava.


20.  GALINHA - MEDALHA – ÔNIBUS
Haverá na cidade um concurso para eleger a GALINHA mais bonita e original. Não sei bem qual o critério de beleza que usarão, mas eu possuo uma penosa de estimação: é toda arrepiada com penas brancas, parece uma noiva. Ela surpreende pela beleza, tamanho e charme principalmente quando canta. Tenho certeza que aquela MEDALHA virá pendurada no pescoço da minha "Genoveva"; este e´o nome dela. Entretanto, algo me preocupa: como irei transportá-la até o local se é proibido carregar animais em ÔNIBUS e estou sem carro neste mês? Preciso de uma solução urgente, pois o prêmio oferecido à ganhadora vale qualquer sacrifício.

21.  ARROTO -- LIVROS – METRALHADORA
Nunca esquecerei aquele primeiro dia de aula: entrei na sala, fiz minha apresentação, mostrei meus objetivos, falei em normas,etc..Aquela ladainha que todos conhecemos de cor e salteado. De início, parecia que estavam prestando atenção, pois o silêncio predominou durante o tempo na minha exposição oral. Mas eu tinha duas aulas e não ia ficar de blá blá blá todo o tempo. Decidi, então iniciar com uma atividade lúdica, e fui à lousa escrevê-la. Que erro!! Não devia ter dado as costas àqueles pestinhas desalmados! Começou um coral, não musical, mas de ARROTO, pode??? E a coisa tomou proporções tamanhas que virou um campeonato de arrotos!! Em seguida uma verdeira guerra de LIVROS. Sem falar do barulho: entre gritos, uivos, risadas, imitações de animais, palmas, pés batendo no chão, etc... Se existisse mesmo o inferno, só podia ser semelhante àquilo. Nossa, eu estava perplexa!! De repente apareceu na porta o inspetor vestido de super-herói e portando uma METRALHADORA e disse-me: "professora, eu vim aqui te salvar! Pode correr para a outra sala que eu te dou cobertura!! Fui socorrida pelas merendeiras que me trouxeram um chá para eu me acalmar. Será que ele faria mal aos alunos com aquela arma? Fiquei preocupada. Mas para aumentar ainda mais a minha surpresa, descobri que aquele não era o inspertor, era apenas um dos alunos que se fez passar por ele e tudo o que fizeram na sala já estava combinado há dias. Por isso que ninguém queria ser inspetor dali, muito menos dar aulas para aquele bando de delequentes. Meu salário não vale tanto sacrifício ...ufaaaa!!! Ainda bem que saí de lá viva. Wowowo!!

22.  OVO -- CEGONHA – VERGONHA
O padre não tinha muita paciência para tolerar minhas gafes... De início, disse que estava com fome e ia fritar um OVO para misturar ao arroz que já estava frio. Eu apenas o observava  atenta às palavras e atos. De repente vi algo que chamou a minha atenção: o desenho de uma CEGONHA e antes que eu perguntasse algo sobre a ilustração, ele mandou-me sair de perto dos papéis e disse-me para não tocar em nada. Não tive coragem de me mover mais, a VERGONHA havia se apossado do meu pequeno ser e como iria contar o que fizera ao estimado caderno daquele religioso ranzinza? Affff


23- QUIMERA, CHAGA, VIL.
Hoje, com sabor do recomeço, planejo uma nova forma de aplicar um velho conteúdo. Não vou abandonar minha fiel companheira “QUIMERA”, pois é dela que extraio tempero para sanar a CHAGA da ignorância semeada por alguma mão VIL que me desafia todos os dias...


24- FURACÃO - TARTARUGA – CELULAR
Rani veio como um FURAÇÃO em minha direção quando me viu entrar em casa com um pacote diferente. Deve ter pensando que se tratava de uma nova ração ou algo que fosse exclusivo para ela. Felina como ela só, não poderia fugir do dom da exclusividade. Mas dessa vez não, Rani! Trouxe uma amiguinha para fazer companhia: uma TARTARUGA! E viva a diferença! Você tem que aceitar outros animais nesse quintal. Abaixo a solidão!! Esqueça o casco duro e veja a delicadeza dos movimentos desse réptil. Faça um esforço e me deixe em paz, porque preciso postar no Face uma costura de um texto e como o computador pifou, vou usar o CELULAR mesmo. Bjosss


25- NAFTALINA - RITA LEE - RIVOTRIL
Meu baú cheira a NAFTALINA, mas me permite um mergulho na minha adolescência, na qual eu me deliciava com as músicas da RITA LEE , a singular rainha do rock. Hoje, é lamentável a produção musical que está invadindo casas e ruas. Só mesmo com RIVOTRIL, consigo ouvir essas mediocridades.


26- DESCONFIANÇA - FLORESTA - CARRO
Pensei em fugir desse caos urbano cheio de hipocrisia e DESCONFIANÇA e me lancei rumo à FLORESTA em busca de um descanso ou novas aventuras. Abasteci o CARRO e fui sozinha. Entretanto, esqueci um detalhe importante: verificar as condições do motor e freio. Depois de me divertir em trilhas malucas, resolvi voltar para casa e o carro se negou a ligar. E agora? Quem poderá me ajudar????


27- GIZ - GIRAFA - LAPISEIRA
Aposentei-me e fiz um bota-fora em algumas coisas que (supostamente) não usarei mais. Entretanto, precisei hoje de um GIZ  para anotar o nome no potinho de tempero, para marcar um ponto na parede onde iria colocar um prego, para desenhar uma GIRAFA na porta do quarto das crianças, para ensinar umas continhas ao meu netinho numa mini-lousa que comprei...Enfim, descobri que estar aposentada é apenas ter mais tempo de pintar, bordar, colorir, rascunhar, escrever, observar, riscar, borrar... não posso fazer tudo isso somente com LAPISEIRA, pois o grafite quebra muito e não me dá tantas opções de cores.


28- AGULHA - SILICONE - LUVA
Tentei ser costureira, mas furei o dedo com a AGULHA, pois o dedal que eu tinha era de SILICONE e não foi capaz de conter aquela maldita ponta afiada. Agora aprendi a lição, usarei LUVAS de couro, quem sabe eu pouparei meus dedinhos do derramamento de sangue tão desnecessário nesse meu novo ofício.


29- PIZZA - MANDALA - CARRAPATO
Final de semana, dá uma preguiça fazer comida!!! Ainda mais nesse friooooo de 4 graus que assolou São Paulo nesta semana. Um bom motivo para pedir PIZZA à noite. Enquanto me delicio com calorias, esparro-me no sofá e fico a admirar as MANDALAS penduradas no canto da sala. É uma linda obra de arte, feita com barbantes coloridos. São inquietas, movem-se com qualquer movimento do ar. Só espero que os gatos não as alcancem, nem as derrubem, pois eles grudam como CARRAPATO e perseguem tudo que se move. Bichanos indomáveis!!!


30- OVOS - SUTIÃ - SKATE
Cansada de ser objeto à disposição da fome masculina, planejei uma vingança: cozinhei OVOS e os recheei com chumbinho. Montei um prato apetitoso decorado com aquelas células gigantes prontas para serem degustadas por qualquer um interessado na minha proposta. Arranquei o SUTIÃ e a blusa e desafiei a galera a me tocar, só depois de comer o meu prato decorado. Subi num SKATE e dava voltas e voltas em tornos dos pretendentes. Não demorou 1 minuto: uma fila de famintos em busca de atender ao instinto machista se prontificou e devoraram aquele prato caprichado...Em seguida, um a um foi caindo, se contorcendo de dor, sem o prêmio prometido: "eu". Daí, olhei com desprezo para aquelas criaturas e disse-lhes: Desculpem, não estou à disposição. Não sou mercadoria! Vão se f... todos vocês!


31- SÉCULO - PÊNDULO - PERERECAS
Em pleno SÉCULO XXI, assistimos a um retrocesso generalizado propiciado por um governo que se diz tradicional e se vale de discursos de ódio para pregar a caça àqueles que não compactuam com seus propósitos. Basta ter um PÊNDULO em casa ou na bolsa para que uma mulher seja tachada de bruxa e exposta nas redes sociais como um ser nocivo que põe a perder a dignidade humana!! Quanta hipocrisia nesse discurso!! Esses desgraçados aproveitam-se para reafirmar o machismo estrutural. Referem-se às mulheres como simples PERERECAS que levam o homem à perdição. Como se eles não precisassem da permissão feminina para virem ao mundo! Abaixo o machismo ridículo!!!!


32- ALMOFADA - ELEFANTE - CHÁ DE CAMOMILA
Lendo hoje um texto belíssimo sobre a casa dos avós, fechei os olhos e mergulhei nas lembranças que ficaram daqueles dias tão grandiosos em que nos reuníamos na casa da vovó. Lembro da vovó bordando na ALMOFADA vários desenhos de flores, animais, sobretudo ELEFANTE. Ela amava esses seres imensos e os registrava em desenhos, em bordados, em histórias que nos contava enquanto fazia os bolinhos de chuva para lanche da tarde. Que delícia ouvir sua voz, saborear os bolinhos, acompanhados com CHÁ DE CAMOMILA cujo aroma marcou tanto aqueles momentos que parece que ainda sinto seu cheiro...


33- ÁLBUM - COQUEIRO - PAVILHÃO
Impossível falar sobre saudade sem mencionar ÁLBUM de fotografias que eternizaram tantos momentos inesquecíveis! Hoje estou nostálgica, senti vontade de voltar no tempo, sentei-me na grama, embaixo de um COQUEIRO e dei início a uma longa retrospectiva , começando pela fase adulta, passando pela juventude, adolescência e infância. Tantas fotos, meu Deus!!!! Minhas memórias guardam preciosidades como um PAVILHÃO no qual há tantos guardados distintos, porém até quando conseguirei lembrar de tantos detalhes dessas imagens? O relógio do tempo não perdoa e um dia qualquer esses registros serão apagadas de mim gradualmente...


34- SUSPENSÓRIOS - SUSPENSE - SURPRESA
Quando vejo esses rapazes na rua com a calça meio arreada, mostrando o horroroso rego fico com vontade de dar uns SUSPENSÓRIOS de presente. Seria uma SURPRESA para eles uma estranha chegar com um embrulho, e sem saber bem como dizer qual a intenção daquela cena, improvisar um discurso, criando um clima de SUSPENSE e curiosidade e, pior ainda, garantir que o infeliz aceite de boa a prenda sem receber dele uma enxurrada de ofensas verbais e físicas. Que desafio!!


35- FERRUGEM - QUENTINHA - PAÇOCA
Poucas coisas boas tem a ver com a época do inverno. As casas ficam fechadas, escuras, sem sol, muitos guardados chegam a criar FERRUGEM pelo desuso. Vendo o lado bom, eu destaco as festas juninas ou julinas com o maravilhoso quentão, vinho quente, pamonha QUENTINHA, bolo de milho, pipoca, PAÇOCA caseira (hummmmmmm) dentre outras delícias. As festas são animadas com danças e roupas típicas. Vejo nosso folclore como um genuíno arco-íris cultural!


36- RABISCO - MARISCO - HIBISCO
Tentando fazer um quadro
Comecei com um RABISCO,
Pensei em frutos do mar
Caranguejo ou MARISCO,?
Para concluir a tela
Olhei da minha janela
Um lindo pé de HIBISCO.


37- URUBU - ÓLEO - PASTEL
Desconfiei logo: tudo era muito estranho. Naquela casa morava uma senhora acumuladora que criava URUBU como animal de estimação. O fedor da casa denunciava as condições de higiene. Ela recolhia animais abandonados e os fritava em bastante ÓLEO transformando-os em recheio de PASTEL. Achei que essas coisas só aconteciam em filmes. Essa louca está com dias contados. Ela nem desconfia que há dias venho investigando o caso e fiz uma reportagem que vai bombar!!


38- LENÇOL - CIGANA - QUERMESSE
A melhor ideia que inventaram para se manter uma cama arrumada foi o LENÇOL com elástico. Muito prático e eficiente. Nem o "rala-e-rola" previsto pela simpática CIGANA deixa suspeitas. Por isso que gosto de tudo que é festa tradicional, sobretudo a QUERMESSE que além de oferecer quitutes deliciosos, me levou a conhecer pessoas dotadas de sensibilidade rara que leem mãos, veem a sorte no amor através do baralho, e ainda dão dicas caseiras de como apimentar a relação!


39- VESTIDO - CAÇAROLA - SACA-ROLHA
Preparei-me para uma foto personalizada: escolhi um VESTIDO rodado, com mangas três quartos, lenço na cabeça, posicionei-me ao lado do fogão a lenha, segurei a CAÇAROLA com a colher de pau dentro e fiz aquela cara de paisagem. Mas faltava algo para me animar de verdade: o sorriso e o brilho nos olhos. Olhei para o armário e vi uma garrafa de vinho. Mas não conseguia abrir para beber uma taça. Então resolvi rapidinho: fiz da minha caneta um SACA-ROLHA e abri a danada. Tomei uma, duas, três... Bem, foi difícil me fazer parar de rir. Acho que sou bem fotogênica...


40- SOMBRA -  SUAVE  -   ESTRANHO
Quando entrei em casa e fui guardar meu guarda-chuva e tirar os meus sapatos molhados, percebi que atrás de mim havia uma SOMBRA com um aroma SUAVE de jasmin, mas o ESTRANHO foi que meu medo foi tamanho que não consegui nem virar o meu pescoço para ver do que se tratava. Apertei os passos até o banheiro e lá fui eu tomar meu banho, torcendo para que, seja lá o que fosse, que encontrasse o seu caminho e nunca mais cruzasse com o meu. Doideira.


41- BETERRABA - SANFONA - BARALHO
Finalmente sextou!! Já percebo uma agitação maior nas ruas, no trânsito, no comércio, sobretudo nos shoppings. O paulista e/ou paulistano sonha a semana toda com isso! ( Meus Deus, em plena pandemia, o povo quer baladinha!) Daí vai abaixo todo o cuidado com a alimentação: o suco de couve com BETERRABA e limão que serviu de segunda à quinta, no final de semana é trocado por bebidas alcoólicas; as músicas se misturam nas baladas: entre sertanejo universitário e modas de SANFONA; sem esquecer de mencionar os aposentados que amam um Bingo tanto quanto jogar cartas de BARALHO na praça tanto de dia quanto à noite. Eis o retrato atual da antiga Terra da Garoa!


42- SEMENTE - FIAPO - BERÇO
Levei para plantar na chácara diversas SEMENTES de manga, pois é a minha fruta preferida. Entretanto, esqueci de separar o caroço da manga coquinho que é cheio de FIAPO, o que a torna menos apetitosa, pois ninguém merece ficar com enchimento amarelo entre os dentes como se fossem pedaços de lã dourada. Não nasci em BERÇO de ouro não, sou da roça, conheci todas as frutas da terra com muito gosto e propriedade. Hummmmmm!!


43- RUM - ATCHIM - PÓ DE MICO
Juro que nunca mais participo de desafios bizarros e grotescos como esse que vou relatar: "jogo do silêncio e da imobilidade". Depois de ser embebedado por garrafas de RUM, inalado bastante rapé para o Inevitável ATCHIM, despejaram sobre o corpo PÓ DE MICO. E o resultado foi uma sinfonia de espirros, coceiras, tombos e gritos... Turma de Insanos!!             É mais fácil acabar com a Covid!!


44- FELICIDADE  -  PRONTUÁRIO  -  POTE
As emoções estão presentes em quaisquer momentos em nossa vida, seja de FELICIDADE ou dissabores. A linha do tempo registra os fatos feito um PRONTUÁRIO no qual contém as informações essenciais que caracterizam os dias. Entretanto, há um POTE secreto dentro de cada um no qual estão engarrafados nossos piores pensamentos, aquelas sensações ou sentimentos inconfessáveis, quase um subconsciente que não foi materializado...


45- SOBRECARGA - SOPA DE ERVILHA - MARINHEIRO POPEYE
Incrivelmente, ela abraça o mundo com duas mãos: não bastasse os serviços caseiros, tem dois empregos, ajuda pessoas carentes, contribui com legumes para a SOPA DE ERVILHAS distribuída para os pobres toda semana na igreja, cuida de animais abandonados, faz os consertos no muro, na casa e no telhado, planta e colhe na horta improvisada no fundo do quintal, pinta quadros, escreve uns versos, dorme somente 2 horas por noite e curte uns tragos num cachimbo de bambu. Enfim, uma injusta SOBRECARGA para uma única pessoa. Muitos a consideram a versão feminina do MARINHEIRO POPEYE, tamanha é a sua gentileza, disposição e energia, pois nunca a viram reclamar de cansaço. Todos querem saber qual o segredo para tanta coragem e força se ela odeia espinafre e namora um magrelo safado e preguiçoso chamado Olívio.


46- VÊNUS - CÉLULA - ESPERMATOZÓIDES
Aquela Avaliação Bimestral de Língua Portuguesa me deixou revoltada e cheia de questionamentos normativos:
1-Eu sei que VÊNUS (ou Afrodite) é a deusa do amor, mas é uma perífrase ou antonomásia? O que isso importa, se ambas as figuras têm o mesmo objetivo?
2- Por que CÉLULA e celular não são cognatos se o radical é (quase) idêntico? Seria culpa da sílaba tônica diferente que cada um possui??
3- É absurdo usar um nome tão grande "ESPERMATOZOIDE" para denominar algo tão microscópico e que nem pode mais receber um acento que destacava o ditongo aberto presente nessa paroxítona.
Estou revoltada com as incoerências da Língua!! Quem poderá me ajudar???


47-IMÃ - MATRIARCA - HORIZONTE
O amanhecer e o anoitecer provocam em mim um efeito ÍMÃ pelo esplendor da beleza magnética que o sol (chefe do dia) e a lua (MATRIARCA da noite) esbanjam nos respectivos períodos de atuação. Levanto cedinho para recepcionar o nascimento do astro-rei. Com os olhos voltados para o HORIZONTE, registro essa beleza ímpar. À noitinha, deito-me sobre a grama e inicio a apreciação da dama que ilumina a escuridão, permitindo-me ver o céu salpicado de pontos luminosos e toda área que me rodeia, sem a necessidade da lâmpada acesa. Maravilhoso e gratuito espetáculo diário. Gratidão, Criador!


48- CIGARRA -  MAR  - BRÓCOLIS
Domingo nublado, frio, silencioso...Filhos e netos foram passear no litoral. Eu deveria ter escapado para o mato, assim me jogaria naquela rede deliciosa e curtiria o vento, o cantar dos pássaros e das CIGARRAs. O silêncio rural é preenchido por esses recheios da natureza, o silêncio urbano é vazio, oco, atormentador. Há pessoas que preferem o banho de MAR para se livrar do stress urbano. Eu fico com a pureza e o encanto do verde sem fim que preenche os meus olhos quando estes percorrem aquele tapete infinito que cobre a serra, mas já que neste momento isso é impossível, pois estou em casa, o verde está representado no meu prato favorito de almoço: arroz com BRÓCOLIS, salada de alface, agrião e rúcula e um saboroso suco de couve. Será que entrarei em processo de fotossíntese? Kkkkkk
  

49- CORTINA - PAÇOCA - AGULHAS
O Brasil atolado em falcatruas, corrupções, manipulações ... De repente surge a previsível CORTINA de fumaça trazendo temas sensacionalistas que desviam o foco e a atenção dos verdadeiros problemas. Estamos perdidos!! Esse país virou uma tremenda PAÇOCA fora do ponto: Tudo se diz, se mostra, porém nada se resolve. Os políticos afiados com suas AGULHAS enferrujadas procuram ferir o adversário, investem no caos, dedicam-se somente em destruir o adversário, expõem a sujeira alheia enquanto jogam para debaixo do tapete sua própria imundície de caráter. Haverá esperança para nosso país?


50.   ANEL – MELANCIA – BUNDA

Quando me formei em Letras, minha família fez uma vaquinha e me presenteou com um lindo ANEL de ouro com uma pedra linda. Aquela joia é o meu xodó. Tenho o maior zelo e o uso em ocasiões especiais. Mas um dia, ao chegar de uma festa, tirei e o deixei em cima do móvel do quarto. No dia seguinte, ao acordar, não o vi mais onde havia deixado. Enlouqueci, procurando em tudo que era lugar. Nada! Chorei, esperneei, fiz promessa... Nada! Descobri no terceiro dia que minha sobrinha tinha passado pelo meu quarto comendo MELANCIA e o colocou dentro da fruta para guardá-lo. No dia seguinte, ela ingeriu o restante da fruta "recheada". Só depois me avisou. Ficamos de plantão aguardando o objeto ser eliminado pelas fezes. Coitada da BUNDA da menina! Teve que suportar o efeito das doses de lacto-purga e de outros laxantes. Felizmente, no terceiro dia a joia deu sinal de vida...

 

51. CAVIAR - CADÁVER - CAVEIRA

Fulano come sardinha,
Mas arrota CAVIAR,
É um tolo e mentiroso
Quando começa a inventar
Um monte de baboseira
Com CADÁVER ou CAVEIRA
Querendo nos assustar.
 
 

52. RIM - RUM - RÃ

Aquela dorzinha chegava meio tímida e se instalava no RIM direito toda vez que eu tomava sorvete de passas ao RUM. Conversando com minha amiga sobre isso, ela me aconselhou a comer carne de RÃ frita. (ECAAAA!!)Segundo ela é um santo remédio para problemas renais. Não seria mais indicado eu parar de consumir o rum ou mesmo o sorvete?? Deixa a coitadinha da rã viver, oras bolas!!

 

53. BIQUINI - MADRUGADA - METEORO

Ainda não superei minha última aventura na praia. Aquariana da gema, quebrar padrões é minha especialidade. Todo mundo de BIQUINI e euzinha de bermuda e camiseta embaixo daquele sol de 40 graus. Lógico que fui alvo de piadinhas e olhares de deboche. Então resolvi sentir o gosto daquela pouca roupa, mas, esperaria todos adormecerem. Aí sim, vesti o "tapa-buracos" e saí sorrateiramente para que ninguém percebesse minha aventurazinha. Eram exatamente duas da MADRUGADA. Silêncio total. Areia fria e macia. Deu vontade de um mergulho salgado. De repente, uma luz no céu me fez recuar: a escuridão deu lugar a uma estranha claridade que cruzava o céu de ponta a ponta. A princípio pensei ser alienígenas, entretanto, fui a única testemunha da incrível passagem de um COMETA perdido no espaço. Biquini nunca mais!!


54. CAMINHO - LEITURA - PRESÉPIO

Era o primeiro dia de aula e a minha preocupação em preparar um texto diferente e interessante para a abertura das aulas tomou conta de mim. Daí surgiu uma ideia e a coloquei em prática: elaborei um texto cuja LEITURA poderia ser tanto pelo CAMINHO habitual ou de baixo para cima. A diferença estava na mensagem que quando lida do final para o começo trazia uma mensagem inversa. Encarei o desafio. Vesti-me como uma personagem de um PRESÉPIO para a mensagem do bem e depois puxei os panos e por baixo estava uma roupa horrorosa para a mensagem negativa. Depois desse "teatro", perguntei aos alunos qual das duas ideias apresentadas era mais válida para a vida deles. Entre aplausos e assobios, responderam em coral "A primeira, profe!"

 

55. BOLSA - AMENDOIM - PLURALIDADE

Queria assistir a um filme, mas me recuso a comprar o que comer lá. É um absurdo! Um assalto legalizado! Sendo assim, escolhi a maior BOLSA e a recheei com algumas coisinhas gostosas para mastigar enquanto apreciava o filme. Eu bem acomodada, assistindo a um suspense daqueles de tirar o fôlego, enquanto saboreava meu saquinho de AMENDOIM, roubava umas pipocas doces do meu marido, beliscava os chocolates da minha filha, tentava uma mordidaça na pizza e um gole no suco do netão. Alguém incomodado com meu banquete gritou "E viva a PLURALIDADE gastronômica!" Será que exagerei nos comes e bebes??

 

56. MOQUECA - COMPOTA - AMIGA

De vez em quando eu arrisco uns desafios culinários porque não sou muito dada a comer em restaurantes. Acho a comida fria, sem tempero, penso que não lavaram o arroz, o feijão, as verduras... Mas tenho que dar a mão à palmatória, pois em casa nem tudo sai como previsto. Adoro MOQUECA, mas prefiro comer fora de casa, nunca acerto o ponto, fica aguado e sem graça. Os meus bolos são elogiados, enquanto alguns doces são um desastre gastronômico, como aquela COMPOTA de laranja que fiz para uma AMIGA como presente de aniversário e a coitada teve uma disenteria instantânea logo após consumir o doce. Onde foi que eu errei? Pergunta que até hoje não obtive resposta...




Nenhum comentário: