terça-feira, 17 de setembro de 2019

Brincando com rimas (2)


( O que me deixa feliz?)

01- Trabalhar nesta escola
Trazer bolo na sacola,
Ouvir um som de viola,
Ou meus discos na vitrola,
Esfiha de escarola,
Comer queijo gorgonzola,
Usar brinco de argola,
Soltar pássaro da gaiola,
Dispensar a camisola,
Pular  em colchão de mola.

........

02- Escrever os meus poemas,
Dar conta dos meus esquemas,
Acabar com os problemas,
Discutir diversos temas,
Questionar todo o sistema,
Ensinar sobre os grafemas,
Não tropeçar nos fonemas,
Trocadilhos com morfemas,
Resolver quaisquer dilemas,
Libertar-me das algemas,
Receber aquele telefonema,
Comer a clara e a gema,
Defender o ecossistema,
E ganhar na tele sena.


03- Trabalhar com poesia,
Dividir minha alegria,
Praticar a empatia,
Cultivar  filantropia,
Estar em boa companhia,
Aprender o que eu não sabia,
Agir com sabedoria,
Viver em harmonia,
Sem esquecer a sintonia,
Agradecer todo dia,
O real e a fantasia.
.......................

04- Cantar no karaokê,
Compreender o seu porquê,
Comer peixe com purê,
Torrada com patê,
Bolo cheio de glacê,
Ver luta de karatê,
Montar meu ateliê,
Ensinar o A-B-C,
Quitar aquele carnê,
Evitar qualquer clichê,
Dar mil beijos no bebê,
Ir, às vezes, a um rolê,
Acarajé frito no azeite de dendê.
..................

05- Perturbar algum fulano,
ou sicrano, ou beltrano,
ser parceira nos seus planos,
ler autores lusitanos,
mergulhar no oceano,
vestir fantasia de romano,
no calor, pouco pano,
sair desse mundo urbano,
ver o voo do tucano,
escutar som de piano,
não entrar pelo cano,
evitando qualquer dano,
para não cair no engano,
ler soneto parnasiano,
chamar você de mano,
evitar o fulano, o sicrano e o beltrano,
brincar com o meu bichano,
no calor, usar abano,
trabalhar durante o ano,
valorizar o ser humano.

Zizi, 12/09/2019
...............



06- Acordar bem cedinho,
 Fazer o meu cafezinho,
Saborear um pãozinho,
Com queijo bem quentinho,
Tratar todos com carinho,
Brincar com meus gatinhos,
Abraçar e beijar meus netinhos,
Apreciar os passarinhos,
Visitar o meu cantinho,
Cantarolar baixinho
Que você não está sozinho,
Chegar bem de mansinho,
Agarrar,  dar cheirinho
E  rolar pelo caminho.
......

07- Visitar os meus parentes,
Tomar bebidas quentes,
Entregar vários presentes,
Lutar para ser resistente,
Lembrar-se do antigamente,
Dizer tudo o que sente,
Estar sempre contente,
Fazer as pazes com o pente.
......

08- Tomar banho de mangueira,
Ficar à toa, falar besteira,
Comer pastel na feira,
Dormir a noite inteira,
Aquecer-me ao pé da fogueira,
Subir no pé de mangueira,
Ignorar a poeira,
Água quente da chaleira,
Pão quente na torradeira,
Dizer com orgulho: “Sou brasileira!”
........

09- Paparicar os meus gatos,
Não dar bola para boatos,
Nunca cruzar com um rato,
Não ser alvo de comentários chatos,
Reduzir o carboidrato,
Não presenciar maus-tratos,
Ver a lista de contatos,
Escutar os relatos,
Não ter que lavrar os pratos,
Não agir como Pilatos,
Comprar novos sapatos,
Estudar novos formatos,
Compreender o abstrato,
Pesquisar o mais barato,
Ler Monteiro Lobato,
Nunca pagar o pato,
Visitar um orfanato,
Caminhar pelo mato,
Recepcionar os novatos,
Rasgar alguns contratos,
Tirar retratos,
Sempre praticar sempre bons atos.

.............


10- Colher violetas,
Dar gorjetas,
Ver passar o cometa,
Apreciar as borboletas,
Colaborar com o planeta,
Ganhar uma caderneta,
Escrever à caneta,
Melhorar a minha letra,
Brincar com a minha preta,
Fugir de treta,
Desarrumar a gaveta,
Fazer caretas,
Conhecer as mil facetas,
Não ser uma maçaneta.

23/09/2019
..............


11- Votar é a oportunidade
de usar a serenidade
e dar voz à sanidade,
lutar pela liberdade, 
valorizar a lealdade,
garantir a felicidade,
promover a prosperidade,
a paz na comunidade,
usar a racionalidade,
pra manter a unidade,
ao que é de qualidade,
saber que a diversidade,
forma a humanidade,
sem rancores, nem maldade,
garantir a faculdade
e outras necessidades.
A maior finalidade
é o bem da sociedade.
Com toda sinceridade
e confiabilidade,
votarei no Hadad,
presidente de verdade.
28/10/2018


............................


12- Nesses versos eu declaro,
pois pra mim está bem claro:
Não confio em "B0ls0n@r0",
Homem que não tem preparo,
Tosco, bruto e ignaro, 
Sua palavra é um disparo, 
Esse monstro eu não encaro,
Porque o preço é muito caro, 
Rasteira sem nenhum aparo, 
Atraso de vida raro, 
Xoooô! candidato sem faro!

Zizi, 28/09/2018 

................................


                                                                        








Nenhum comentário: