domingo, 17 de julho de 2016

Ela é a síntese das sensações


Voz aveludada e colorida, toque meigo e balsâmico, olhar doce e brilhante... Sons, cheiros, sabores e cores se mesclam dando origem a um ser de alma perfumada que representa a síntese das sensações, uma espécie de sinestesia personificada.

Minha mãe vive em minhas lembranças e revive nas impressões sensoriais que falam em forma de saudades. Quando ela partiu,  foi muito difícil se desfazer dos seus pertences porque cada um deles traduzia, de certa forma, parte de sua personalidade.

Ela não tinha, por exemplo,  uma preferência por um determinado perfume. Sua penteadeira era preenchida por fragrâncias diversas e uma infinidade de cremes  que  utilizava diariamente, pois  era vaidosa e gostava de estar sempre cheirosa e bonita. O aroma perfumado da minha mãe difundiu em cada cômodo e no interior daqueles móveis,  cujas gavetas, tão cheias e bem organizadas, exalavam o cheiro de uma vida.

A cozinha,  aquele santuário de  sabores e de aromas, guardou para sempre o segredo do tempero dela que eu associo ao enorme prazer em preparar quaisquer refeições: do simples cafezinho às ocasiões festivas com mesas fartas e variadas. Além do paladar singular com gosto de “quero mais” , um cheiro irresistível daquela comida invadia a rua e contagiava  vizinhos e transeuntes.

Tantos outros cheiros participaram dos seus 75  anos de existência:

O cheiro da alegria nos sorrisos e nas risadas desmedidas com histórias hilárias ou em brincadeiras carinhosas com a família e amigos.  O cheiro suave e doce do carinho materno nos momentos de colo, ombro ou cafuné sempre disponíveis, mesmo em meio a dez netos... O cheiro duradouro e exemplar da parceria matrimonial que durou cinco décadas  e, com efeito,   perpetuou-se nos descendentes. O cheiro persistente que não sucumbiu às dificuldades da vida porque seu otimismo falou mais alto e pode, assim,  presenciar várias vitórias. O cheiro convicto da fé em Deus que fertilizou os brotos e edificou suas sementes, garantindo a propagação dos bons ensinamentos...

Entretanto, a frágil saúde, vinculada ao irredutível relógio do tempo, possui limitações e não hesitou em alterar  o alegre cheiro da vida pelo triste odor da partida. Então, ela foi para outro plano, provavelmente descobrir novas fragrâncias...


Zizi, 08/07/2016

Nenhum comentário: