quinta-feira, 28 de julho de 2016

Amigos: presentes do coração

Tema: OS melhores amigos(as) dele(a)

Os primeiros grandes amigos das crianças são, sem dúvida alguma, os pais,  visto que representam aqueles com quem sempre poderão contar em qualquer lugar ou momento. Além disso, é um gostar despretensioso e incondicional que, dificilmente, outra pessoa conseguirá suplantar.

Essa base é de extrema importância para a formação do ser humano. Mesmo assim, o mundo não se resume somente em vínculos entre pais e filhos. Outros  espaços serão ocupados por determinadas pessoas de uma forma tão especial que fará a diferença na vida dos envolvidos. Precisamos de mais contatos, para o amadurecimento por meio da interação e da troca de experiências nas fases da nossa vida (infância, adolescência, adulta...), porque o ser humano é fruto do social; o individual cheira a solidão, que lembra isolamento,  que leva a perder-se em si mesmo como num abismo silencioso. Isso não é nada bom!

Meus filhos, graças a Deus,  tiveram uma infância rodeada dos primeiros amigos: os primos. Eram, praticamente, todos da mesma época. A diferença etária entre eles era pouca. Agrupavam-se por afinidades e brincavam muito.  Entre 1981 e 1988 nasceram quase todos eles.

Até o nascimento do Danilo, parecia um clube da Luluzinha formado por: Taís, Mônica, Denise e Kátia. Veio, então o meu terrível Danilo fazer a diferença e agitar a galera. Em seguida, mais uma lady: a Elaine, a quem o Danilo adorava perturbar; logo chegou outro um garoto: o Bruno, para (talvez) ser cúmplice do Danilo  nas brincadeiras ou peraltices; minha princesa Patrícia não demorou para desembarcar e se juntar àquela galerinha cognata; os meninos reagiram multiplicando-se em: Franklin e em seguida,  Lucas.  Muitos anos depois, mais um menino: o Ramires, que não participou plenamente  das brincadeiras por ser o  caçula.. Essas crianças cresceram juntas e criaram um vínculo fraterno. Eu tinha o maior prazer em passear com os meus e levar quases todos os sobrinhos juntos. Como eram parecidos, as pessoas pensavam que fossem todos meus filhos. Hoje, olho para esses lindos e lindas e me custa acreditar que o tempo, magicamente, piscou o olho e os tornou adultos. 

A fase escolar proporciona diversos vínculos de amizade para a maioria das crianças. Danilo, embora tivesse vários colegas, não demonstrava tanto interesse em andar em bandos.  Quando atingiu a adolescência, estreitou seus laços a alguns deles e juntos formaram uma banda de rock que durou um determinado tempo.  Desse grupo faziam parte: Leonardo, Rafael, Caio e Bruno (o primo). Pareciam irmãos, tamanha a afinidade. : iam juntos a shows, cinemas, curtiam jogos e músicas. Até que outras prioridades ligadas à vida adulta,  parcialmente os afastaram. Porém, antes disso, Danilo quis homenagear o Leonardo convidando-o para padrinho do Gabriel e, dessa forma, a amizade e o contato deles se mantiveram.

Patrícia, a mais nova das meninas, era tratada como uma bonequinha pelas primas. Embora pequena e aparentemente frágil, nunca se submeteu aos meninos. Eles que não entrassem na linha! Uma autêntica baixinha brava! Na escola conquistou várias amigas entre elas: Verônica, Rose,  Daniele. Faziam todos os trabalhos escolares juntas em casa, brincavam, dançavam, cantavam, inventavam coisas... Um iminente dia, cresceram e se envolveram com os planos futuros. Patrícia foi estudar longe durante cinco anos e o contato se reduziu. Verônica se casou;  Daniele também. Esta quando teve o primeiro filho “Alyson”, escolheu a amiga Patrícia para madrinha, reativando e fortalecendo um elo de anos.

Interessante como o destino constrói os caminhos: traçando-os de acordo com a natureza dos fatos e as possibilidades de ligação entre eles. Por exemplo:  o filho da Daniele: o Alyson, é o melhor amigo do Gabriel, meu neto, e , além de se darem super bem, são parecidos não só na fisionomia como nos gostos e nas atitudes.

Os gêmeos Guilherme e Gustavo são igualmente muito presentes na vida do Gabriel desde bebês. Todos os aniversários, o primeiro pedaço de bolo, o Gabriel oferecia aos gêmeos. Essa amizade terá vida longa, pelos vistos.

Outrossim, não posso esquecer de mencionar as ilustres amigas-irmãs da Patrícia: Eleonora (Carinhosamente chamada de Lola); a Josiana (Josy)e Jamila, dentre outras. Essas garotas se conheceram na época da faculdade, moraram juntas em repúblicas e dessa época veio esse laço afetivo que até hoje permanece.

Em suma, as amigas são tantas, porém há um amigo em especial: Lucas, o primo. Eles, desde pequenos, são muito próximos e unidos,  confiam-se mutuamente, adoram se encontrar,  trocar presentes e (às vezes)  segredos, o respeito e carinho que um tem pelo outro é, no mínimo,  sublime.
O ensinamento dos pais não vem só pelas palavras, mas se concretiza no bom exemplo. Danilo e Patrícia, souberam, cada um a sua maneira,  cativar pessoas, formar elos significativos, respeitar e aceitar as peculiaridades que singularizam cada ser, guardando-o no coração à  sete chaves.


Zizi; 22/07/2016

Nenhum comentário: