domingo, 9 de junho de 2013

Enunciação e posições discursivas: as imagens

Reflexão Semana 2
09/02/2012, 21:49:57


O tópico 2 desenvolve o tema “Enunciação e posições discursivas: as imagens” com uma linguagem mais didática que o texto de Orlandi (1994) que é mais teórico e, portanto, um tanto complexo. No final do tópico 2, há duas atividades autocorrigíveis que tem como tema textos publicitários antigos e atuais nos quais se faz uma análise do discurso empregado na elaboração da propaganda dos mesmos. Todos os recursos utilizados (como imagem, linguagem, valores familiares, informações necessárias sobre o produto, tipo de letra, etc) para impressionar e convencer o consumidor são comentados nessa análise. Quantos elementos são envolvidos numa simples elaboração de uma propaganda! E é por isso que ela é fundamental e garantia de uma boa venda, se for trabalhada adequadamente. 
Um texto publicitário mescla aspectos verbais e não-verbais; para uma boa compreensão do um discurso utilizado, é necessário conhecer as condições nas quais ele fora produzido porque muitos conceitos e valores representam determinadas épocas e/ou lugares sociais.
 

Nenhum comentário: