domingo, 9 de junho de 2013

Aprendendo com os textos

27/11/2011, 11:44:45
Aprendendo com os textos


A idéia de que textos literários guardam um mistério cuja decifração pode ser bastante penosa foi abordada, com muita graça, no romance O guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams.” (Trecho da leitura sugerida). A referência é hilária, mas verdadeira, pois quando apresentamos um poema aos alunos, boa parte das reações, a princípio, são negativas. As justificativas vão desde “linguagem complicada” até (o absurdo de) “poesia não serve para nada”. Não se pode esperar mesmo que alguém com pouco embasamento de leitura possa se “apaixonar” por um poema. O poema “Trem de Ferro” de Manuel Bandeira (citado na leitura indicada Orna Messer Levin e Márcia Abreu), por exemplo, possui inúmeros recursos linguísticos, sonoros e visuais que se não forem mostrados e comentados de uma forma interessante, parecerá uma brincadeira com palavras à primeira leitura do aluno. A apreciação de um texto literário dependerá (quase sempre) da forma como será apresentado pelo professor, assim como sua compreensão dos elementos essenciais na poesia(métrica, ritmo e rima). 
O texto literário é uma representação de uma provável realidade (verossímil ou inverossímil), por isso, muitas vezes, o contato provoca-nos reações diversas: identificação, emoção, desperta o nosso senso crítico, etc. Enquanto o texto lido nos leva a visualizar a cena, os personagens, e espaço e o tempo, o texto dramático nos expõe tudo isso de uma só vez e provoca tanto o riso quanto as lágrimas. Além disso, o teatro possui uma função educativa: ele distrai ao mesmo tempo em que instrui. A leitura de textos tanto literários quanto não-literários são fundamentais para a formação de conceitos e amadurecimento intelectual de qualquer pessoa. 

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