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27/11/2011, 11:44:45 
Aprendendo com os textos | 
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A idéia de que textos literários guardam um mistério cuja decifração
  pode ser bastante penosa foi abordada, com muita graça, no romance O guia do
  Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams.” (Trecho da leitura sugerida). A
  referência é hilária, mas verdadeira, pois quando apresentamos um poema aos
  alunos, boa parte das reações, a princípio, são negativas. As justificativas
  vão desde “linguagem complicada” até (o absurdo de) “poesia não serve para
  nada”. Não se pode esperar mesmo que alguém com pouco embasamento de leitura
  possa se “apaixonar” por um poema. O poema “Trem de Ferro” de Manuel Bandeira
  (citado na leitura indicada Orna Messer Levin e Márcia Abreu), por exemplo,
  possui inúmeros recursos linguísticos, sonoros e visuais que se não forem
  mostrados e comentados de uma forma interessante, parecerá uma brincadeira
  com palavras à primeira leitura do aluno. A apreciação de um texto literário
  dependerá (quase sempre) da forma como será apresentado pelo professor, assim
  como sua compreensão dos elementos essenciais na poesia(métrica, ritmo e
  rima).  
O texto literário é uma representação de uma provável realidade (verossímil
  ou inverossímil), por isso, muitas vezes, o contato provoca-nos reações
  diversas: identificação, emoção, desperta o nosso senso crítico, etc.
  Enquanto o texto lido nos leva a visualizar a cena, os personagens, e espaço
  e o tempo, o texto dramático nos expõe tudo isso de uma só vez e provoca
  tanto o riso quanto as lágrimas. Além disso, o teatro possui uma função
  educativa: ele distrai ao mesmo tempo em que instrui. A leitura de textos
  tanto literários quanto não-literários são fundamentais para a formação de
  conceitos e amadurecimento intelectual de qualquer pessoa.  | 

 
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