sábado, 15 de outubro de 2011

Retalhos de um MALUCO BELEZA

(Poema elaborado a partir de 88 títulos de músicas do Raul Seixas)

 

Eu sou o Raul... 

Uma metamorfose ambulante,

um canceriano sem lar. 

Eu nasci há 10 mil anos atrás

e quase conheci o século XXI....

 

No entanto... 

Quem se importa com os números,

se os caminhos a percorrer são tão infinitos? 

No trem das 7, ou no metrô linha 743.

Tantos destinos: rua Augusta ou à ilha da Fantasia

Seja qual for, não pare na pista, 

nem no fundo do quintal da escola ,

Esqueça o medo da chuva

não quero mais andar na contramão. 

Prefiro atravessar a mata virgem,

ou me perder à beira do pantanal 

Para descobrir o segredo do universo e o segredo da luz.

 

Não tenho cavalos calados,

não sei o conto do sábio chinês, 

Apenas sou o que sou

Para alguns, um messias indeciso e um carimbador maluco

Para outros, o moleque maravilhoso que vive fazendo o que o diabo gosta.

 

É fim do mês, e eu acho graça

só restam planos de papel, uma paranóia

Fica tudo de cabeça para baixo

Tem mosca na sopa de capim guiné,

Tem caroço de manga, diamante de mendigo... 

É um banquete de lixo!! 

Essa vida à prestação é brincadeira!! 

Eu também vou reclamar no S.O.S. Eta vida!! 

 

Se o rádio não toca 

um chorinho inconsequente 

Para esse maluco beleza

Então pego minha viola

Não para cantar o rock das aranhas

Nem o canto para minha morte

Mas para contar coisas do coração 

Que vive aos trancos e barrancos, 

Porque amor é mágica!

Doce, doce amor, baby ...Ângela 

Angel ou loba? Não importa!

Se você é tudo que eu sempre quis.

 

Mas....me deixa em paz

para que eu possa revelar

a verdade sobre a nostalgia 

Numa cantiga de ninar.

Assim como vovó já dizia 

Com seus óculos escuros e dentadura postiça : 

Há muita estrela, pouca constelação! ,meu filho” 

“Tente outra vez”, ou “isso é conversa para boi dormir.”. 

 

Mas o dorminhoco aqui é o meu amigo Pedro

O melhor carpinteiro do universo

Vestido de cowboy fora da lei e movido a álcool

Desfilou seu sapato 36 (aquela coisacãimbra no pé!), 

E num grito de liberdade,

fundou a sociedade alternativa, cantou Gita

e comeu a maçã proibida nas minas do Rei Salomão. 

Lá, encontrou ouro de tolo, fez um cambalache, 

Levou tapanacara, só para variar

Coitadinho dele se não fosse o Cabral , o Al Capone e o Judas...!! 

(Todos super heróis dentro ou fora da lei). 

Assim cumpriram-se as profecias 

Até o dia em que a terra parou. 


Zizi 23/09/2009





Nenhum comentário: