Línguas
em português
Língua Portuguesa não representa apenas o nome de um idioma comum nos
países lusófonos espalhados pelos continentes. É um rico e vasto patrimônio
histórico-cultural fragmentado por
peculiaridades diversas em sua viva e dinâmica composição linguística. Desse
modo, torna-se essencial um olhar mais amplo e reflexivo para uma melhor
compreensão do processo que permeia o
uso desse poderoso instrumento comunicativo,
que já ocupa o quinto lugar entre as línguas mais faladas no mundo.
Levando em conta esses aspectos, surge esta proposta com o objetivo de
apresentar as variações linguísticas como fenômenos naturais, observando as
possíveis alterações que ocorrem durante um determinado tempo(diacronia), assim
como as múltiplas formas de se utilizar a língua em um dado ponto do tempo
(sincronia).
Como justificativa para essa abordagem no ambiente escolar, convém
destacar aos alunos a relevância em conhecer melhor a própria língua e, consequentemente, valorizá-la e
apreciá-la sem fronteiras de tempo ou de espaço, pois a falta de conhecimento acerca do
assunto propicia visões distorcidas
de superioridade ou inferioridade
em alguma modalidade linguística adotada pelos membros de um grupo social.
A explanação do tema em sala de aula dar-se-á através da utilização dos
recursos tecnológicos disponíveis no ambiente escolar, com indicações de
vários links que direcionam aos gêneros textuais, que
incluem: vídeos com documentários,
entrevistas, poemas, textos, músicas, filmes, imagens, charges, textos
publicitários.
A proposta de atividade é pertinente para o 1º ano do Ensino Médio, uma
turma com 40 alunos, divididos em nove grupos. Cada grupo ficará responsável
para apresentar oralmente um sub-tema (descritos a seguir) relacionado à Língua
Portuguesa e sua variedade linguística no Brasil e no mundo, fazendo uso de
recursos digitais (computador, data Show, vídeos,etc) durante a sua exposição. A duração da atividade é de, aproximadamente, quatro aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário