sábado, 8 de junho de 2013

Interatividade

Atualmente mencionar: “Interatividade”  implica  garantia de crédito e aprovação por parte das pessoas que se consideram modernas e buscam se atualizar em relação às novidades oriundas da tecnologia. O termo está na moda e por isso é usado nas mais diversas situações do dia-a-dia que  envolvem desde a simples aquisição de brinquedos ou jogos, manuseio de aparelhos eletrônicos ou digitais; cursos de educação à distância ou virtual;  à  quaisquer atividades que utilizem as novas mídias de comunicação. Logo, é uma palavra que veio ao encontro das aspirações contemporâneas, cujo sentido se amplia e ganha novas conotações de acordo com o contexto inserido.

Segundo André Lemos, “o que compreendemos hoje por interatividade, nada mais é que uma nova forma de interação técnica, de cunho “eletrônico -digital”, diferente da interação “analógica” que caracterizou os media tradicionais.” “Nós experimentamos, todos os dias, formas de interação ao mesmo tempo técnica e social. Nossa relação com o mundo é uma relação interativa onde, as ações variadas correspondem retroações às mais diversas. Essa interação funda toda vida em sociedade.”

Considerando que nossas ações estão voltadas às pessoas ou às máquinas, pode-se afirmar que vivemos em constante interatividade social e/ou técnica, pois embora sejam distintas, ambas são inseparáveis  e (quase) subordinadas no que diz respeito ao processo comunicativo  estabelecido, principalmente no trabalho, na vida familiar e amorosa. O desenvolvimento tecnológico e digital passou de sonho a fato e está presente em todos os lugares  (casas,  empresas, escolas, locais públicos e privados, meios de transporte, comércio, etc.)
Em cada fase da vida convivemos com um tipo de evolução tecnológica que exigiu um período de adaptação para ser conhecido, aceito e inserido nas práticas diárias. É normal, no início, uma possível resistência às novidades por parte de algumas pessoas presas ao tradicional, sobretudo se estão acostumadas e condicionadas ao desenvolvimento a passos lentos proporcionados pelo seu ambiente de trabalho.
Um dos exemplos mais típicos de situações análogas é o ambiente escolar que representa o local de formação do futuro profissional. No entanto, tecnologia e escola  caminham em descompasso, embora ambos compartilhem o mesmo usuário e este se encontra  diante de um conflito: de um lado,  seduzido pelas velozes invenções eletrônicas e digitais associadas à internet; de outro, na sala de aula, convivendo ainda com metodologias tradicionais  ou mesmo enfrentando problemas de escassez  e manutenção de equipamentos que contribuem para sua insatisfação e desmotivação.
Vale recordar que há alguns anos,  a lousa, o giz, os livros e o mimeógrafo eram  os únicos recursos tecnológicos  à disposição dos professores para as aulas; em seguida o avanço da ciência trouxe, gradualmente, o retroprojetor, o vídeo, máquina de xérox, o computador, a lousa digital, alterando toda a estrutura metodológica escolar. Os aparelhos obsoletos foram “aposentados”, embora se reconheça que eles cumpriram seu “papel pedagógico” durante o tempo em que foram úteis e contribuíram para a aprendizagem dos alunos, pois é mais significativo o uso que se faz de cada recurso disponível, seja ele moderno ou não,  do que ter acesso às novas tecnologias sem que ela represente um avanço nas práticas escolares.

Num primoroso texto avançado em seu tempo, Anísio Teixeira  deixa claro que o professor deveria lançar mão dos
“novos recursos tecnológicos e dos meios audiovisuais” não para transmitir conteúdos, ao contrário, buscaria neles rompimento com a pedagogia da transmissão (TEIXEIRA, 1003-On-line)

Paulo Freire também questionou o mau uso da  prática pedagógica   afirmando que
 “ensinar não é a simples transmissão do conhecimento em torno do objeto ou do conteúdo. Transmissão que se faz muito mais através da pura descrição do conceito do objeto a ser mecanicamente memorizado pelos alunos”.(FREIRE, 1992, p. 81).

Os diferentes meios tecnológicos de expressão e comunicação, se explorados na escola com objetivos voltados à aprendizagem fornecem muitas possibilidades de interatividade e desenvolve a autonomia na construção do próprio conhecimento do aluno. Não faz sentido utilizar os recursos modernos e manter práticas tradicionais. O professor não representa mais o único canal que o aluno acessa para saber mais, ao mesmo tempo ele não é indispensável, pois deve estar sempre por perto orientando, direcionando, mediando,  sugerindo. Sendo criativo, o professor poderá utilizar as TICs para criar atividades interativas em diferentes espaços virtuais como: sites, blogs, emails, chats, redes sociais, etc, propondo encontros síncronos ou assíncronos.
Obviamente tais atividades requerem muito planejamento e organização, caso contrário perde-se o controle da situação e a suposta atividade passa a ser um momento de constrangimento, pois os alunos não perdoam um mau preparo do professor quando este se arrisca em algo novo que não consegue coordenar com eficácia.
Embora a palavra-chave seja “criatividade” para o uso em qualquer recurso tecnológico, seja ele antigo ou moderno, há determinadas limitações para o professor. Por exemplo, é difícil  criar para os alunos um espaço de aprendizagem igual àqueles dos cursos à distância, visto que, neste caso, há vários profissionais envolvidos e cada um deles atua de forma diferente formando um conjunto que possibilita o acesso às informações, o contato com os tutores e coordenadores, o retorno das atividades, a navegação pelas fontes bibliográficas sugeridas, etc. 
Convém, portanto, trabalhar com o que se possui: elaborar aulas utilizando ,quando possível, os computadores das escolas, aproveitar os vídeos e o retroprojetor para passar filmes relacionados ao tema da aula ou para reproduzir os trabalhos dos alunos, os inúmeros celulares que não saem das mãos dos alunos também devem ser aproveitados em benefício pedagógico como o acesso à internet para pesquisas, reprodução de imagens e de sons, etc. Essa é a realidade que cerca o profissional da educação; os desafios não param, ou melhor, se renovam à medida  que amadurecemos.


Referências bibliográficas

SILVA,  M.  Indicadores  de  interatividade  para  o  professor  presencial  e  on-line.  Revista  Diálogo  Educacional,  v. 4, n. 12, p. 93-109. Curitiba: Ed. Champagnat, 2004.  
Disponível           em:       http://www.redalyc.org/redalyc/pdf/1891/189117821008.pdf,                                       Acesso         em  20/05/2012.


LEMOS,  A.  L.  M.  Anjos  interativos  e  retribalização  do  mundo.  Sobre  interatividade  e  interfaces  digitais. 1997.  
Disponível          em:        http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/lemos/interativo.pdf,                                     Acesso         em  20/05/2012. 


Multiletramentos, Linguagens e Mídias - Tópico 2 – Interatividade, hipertextualidade e multimodalidade, do TEMA 2 – A linguagem nos/dos novos meios - Campinas, SP: UNICAMP/REDEFOR, 2012. P. 01/08. Material digital para AVA do Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEFOR/UNICAMP. acesso em 20/05/12.

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