29/10/2011, 12:13:33
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Descobertas,
dúvidas e inquietações no ensino da literatura.
O conteúdo que mais me atrai dessa área da Língua Portuguesa é a literatura. Não que o ensino da estrutura da língua não seja interessante; ao contrário, é fundamental e gratificante conhecer todo o processo educacional e sua trajetória, principalmente voltado à disciplina em que se trabalha. Por outro lado, o estudo da literatura assim, como todas as suas produções, ocupam um espaço privilegiado: une o subjetivo e/ou objetivo à criatividade, determina estilos peculiares, nos fazem rir, brincar com palavras, chorar, descobrir verdades, refletir sobre o ser humano e suas relações além de despertar a capacidade criadora de cada um; enfim, o texto literário possui um discurso interativo porque toca exatamente no lado humano, no emocional. Não se trata de um acréscimo informativo, mas de um acréscimo formativo essencial no amadurecimento como pessoa. Entretanto, não é só de prática que sobrevive o estudo da literatura; há o lado teórico que inclui, entre outros itens, estudos e pesquisas a respeito dos autores e obras. O ensino passou por fases bem diversificadas desde o século XIX até os dias atuais. Antigamente, a ênfase era dada à retórica e a poética e dentro dessa classificação não eram considerados aspectos como: momento histórico ou características de um determinado estilo. Não havia a divisão de escolas literárias como atualmente. Estudavam-se as obras, independente de épocas, autores ou países. Predominava, no início, autores portugueses; aos poucos a literatura brasileira foi conquistando espaço nas aulas. As disciplinas de retórica e poética, a partir de 1881, foram substituídas pelo estudo da literatura portuguesa e brasileira. A partir dessa nova disciplina, mais estudiosos com critérios diversificados foram surgindo e alterando a forma de ensinar o conteúdo. Todavia, não existe modelo infalível que não seja superado com o tempo. Os critérios atuais de estudo e classificação da literatura já se encaminham para uma nova fase, cujo objetivo é centrado numa melhor compreensão e apreciação deste elemento significativo que é mais humano do que teórico: a literatura. |
As palavras tornam-se inquietas quando sentem necessidade de expressar-se e estão atadas na ponta de um lápis, esquecidas numa folha em branco ou enclausuradas na garganta. São frutos significativos colhidos do Eu em momentos distintos.
domingo, 9 de junho de 2013
Descobertas, dúvidas e inquietações no ensino da literatura.
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