domingo, 9 de junho de 2013

O ensino da literatura: quando o trajeto é mais interessante que o destino

07/11/2011, 08:13:42
O ensino da literatura: quando o trajeto  é mais interessante que o destino
             


A cada leitura, uma nova descoberta. E as surpresas continuam. Eu não imaginava que no ensino de literatura havia outra realidade que antecedia a atual. O que mais marcou nessas novas aquisições de conhecimento foi a não existência das escolas literárias para o ensino da literatura. Até então, para mim, era tudo coerente: produções de obras literárias com contexto social e político; características predominantes em determinadas épocas. Tudo se encaixava perfeitamente. (Não existe mesmo verdades absolutas nem teorias que não possam ser superadas posteriormente.)
Vejo que no Brasil, o ensino da literatura, assim como o da Língua Portuguesa, passaram por fases diferenciadas, embora cada qual possua suas próprias características. O que muda na aquisição desses conhecimentos é o enfoque atribuído, a forma de apresentar o assunto ao aluno. Não faria sentido somente apresentar, por exemplo, uma obra de Gil Vicente (com aquela linguagem “estranha” ao aluno) e esperar que seja compreendido e apreciado. Historicamente tal produção está há mais de 500 anos, entretanto possui personagens análogos aos atuais e, assim, a obra torna-se moderna de uma certa forma. Um novo olhar para o ensino da literatura no qual se aprenda cada característica típica com exemplos atemporais, contribui para uma melhor aceitação e aprendizagem do aluno, pois este, geralmente, resiste aos estudos quando é centrado em datas e conceitos pré-estabelecidos. 
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