Reflexão
Semana 2
|
09/02/2012,
21:49:57
|
O tópico 2
desenvolve o tema “Enunciação e posições discursivas: as imagens” com uma
linguagem mais didática que o texto de Orlandi (1994) que é mais teórico e,
portanto, um tanto complexo. No final do tópico 2, há duas atividades
autocorrigíveis que tem como tema textos publicitários antigos e atuais nos
quais se faz uma análise do discurso empregado na elaboração da propaganda
dos mesmos. Todos os recursos utilizados (como imagem, linguagem, valores
familiares, informações necessárias sobre o produto, tipo de letra, etc) para
impressionar e convencer o consumidor são comentados nessa análise. Quantos
elementos são envolvidos numa simples elaboração de uma propaganda! E é por
isso que ela é fundamental e garantia de uma boa venda, se for trabalhada
adequadamente.
Um texto publicitário mescla aspectos verbais e não-verbais; para uma boa compreensão do um discurso utilizado, é necessário conhecer as condições nas quais ele fora produzido porque muitos conceitos e valores representam determinadas épocas e/ou lugares sociais. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário